Dieta Dukan: Como fazer passo a passo para emagrecer rápido
A Dieta Dukan é um dos regimes mais famosos da atualidade. Criada por Pierre Dukan, médico francês, essa dieta tem sido utilizada até mesmo por pessoas muito famosas, como a princesa Kate Middleton, e as atrizes Penélope Cruz e Jennifer Lopez.
O método Dukan é uma dieta da moda que tem feito a cabeça de quem deseja perder peso mais rápido, e se você deseja saber como funciona a Dieta Dukan, continue lendo e saiba todos os detalhes a respeito desse regime.
Saiba como funciona a Dieta Dukan: confira todos os detalhes
A Dieta Dukan é um pouco mais complexa que outras dietas para emagrecer rápido que existem atualmente. Seu criador a dividiu em 4 fases, sendo que cada uma delas possui alguns objetivos específicos.
As 4 fases da dieta são: ataque, transição ou cruzeiro, consolidação e estabilização.
Apesar de possuir uma metodologia própria, a Dieta Dukan é bem parecida com outro regime famoso, a Dieta da Proteína. Mas existem algumas diferenças entre elas, como, por exemplo, o fato de que a Dieta Dukan recomenda o consumo de proteínas originadas de carnes mais magras. Além disso, recomenda também que sejam consumidas apenas gorduras boas.
Agora vamos conferir os detalhes a respeito de cada uma das fases da dieta.
1ª Fase – Ataque
A primeira fase é bastante rigorosa. No que diz respeito a sua duração, ela pode durar de 2 a 7 dias.
Quem segue à risca as recomendações da dieta, pode perder de 1 a 5 kg durante essa primeira fase.
O objetivo da fase ataque é preparar o organismo da pessoa para a dieta. Durante essa fase, está liberado o consumo de alimentos como peixes, aves e carne vermelha.
Veja abaixo uma lista com os alimentos que podem ser consumidos durante a 1ª fase do Método Dukan:
- Carne de vaca
- Carne de aves sem a pele (com exceção de ganso e pato)
- Ovos
- Presunto
- Peixes e mariscos
- Água
- Farelo de aveia
- Lacticínios magros
- Café sem açúcar
- Chá sem açúcar
O consumo de grandes quantidades de alimentos ricos em proteínas pode sobrecarregar os rins, por isso, é necessário consumir bastante água durante todo o dia. A recomendação é beber de 2 a 3 litros de água diariamente.
2ª Fase – Transição ou Cruzeiro
Na fase Cruzeiro o consumo de legumes e verduras é liberado, entretanto, é preciso alternar os cardápios de acordo com a seguinte regra: em um dia, deve-se comer somente os alimentos que são permitidos na fase Cruzeiro, no dia seguinte, deve-se comer apenas os alimentos permitidos na fase Ataque.
A recomendação é seguir essa regra da alternância de cardápio até que se alcance o peso desejado. De acordo com as regras da dieta, quando quem está seguindo o regime consegue alcançar o peso desejado, então pode encerrar a fase Cruzeiro e iniciar a fase de Consolidação.
Durante a fase Cruzeiro é possível perder até 1 kg por semana.
Confira abaixo alguns dos alimentos que podem ser consumidos durante a fase Cruzeiro:
- Berinjela
- Beterraba
- Rabanete
- Cogumelo
- Abobrinha
- Couve
- Tomate
- Pepino
- Alface
- Acelga
- Até 2 colheres de sopa de farelo de aveia por dia
- Leite sem gordura
- Chá e café sem açúcar
3ª Fase – Consolidação
A fase de Consolidação deve ser iniciada quando a pessoa conseguir perder a quantidade de quilos desejada. A prioridade nessa fase é se esforçar para manter o peso desejado.
A duração dessa fase vai depender da quantidade de quilos que foi perdida. De acordo com as regras da dieta, para saber a duração da fase de Consolidação, é preciso multiplicar cada quilo perdido por 10. Por exemplo: vamos supor que você fez o regime e conseguiu perder 11 quilos, nesse caso, para saber a duração da fase de Consolidação, basta multiplicar 11 por 10. Nesse nosso exemplo, a duração seria de 110 dias.
Durante a fase de Consolidação não é preciso alternar cardápio, e a recomendação é comer bastante proteínas e vegetais. Pode-se introduzir uma porção de frutas na alimentação, no entanto, recomenda-se não comer frutas como avelã, abacate, uva, banana e cereja.
Outros alimentos também podem ser consumidos, como, por exemplo, o pão integral, no entanto, a recomendação é comer apenas 2 fatias por dia. Tubérculos e cereais integrais também podem ser consumidos, mas no máximo em 2 refeições por semana.
O farelo de aveia é outro alimento permitido, no entanto, recomenda-se comer apenas 2,5 colheres (sopa) por dia.
4ª Fase – Estabilização
Na fase de Estabilização, pode-se comer de tudo, mas existe uma recomendação: uma vez por semana, é preciso privar-se de alguns alimentos e comer apenas aqueles recomendados na fase Ataque.
Para manter o intestino funcionando bem, e para aumentar a saciedade, recomenda-se comer 3 colheres (sopa) de farelo de aveia por dia.
A fase de Estabilização tem como objetivo manter um peso sempre saudável, e para que isso seja possível, a recomendação é segui-la para o resto da vida.
Saiba quais são as principais vantagens da Dieta Dukan
Essa dieta apresenta algumas vantagens:
- Por iniciar com uma fase bem restritiva, ela é capaz de provocar uma grande perda de peso de maneira bastante rápida;
- Essa dieta não provoca uma grande perda de massa muscular, por isso, é uma alternativa para quem deseja emagrecer rápido sem sofrer com perdas significativas de massa magra;
- Por causa do grande consumo de proteínas, quem faz essa dieta sente menos fome;
- A alimentação durante as fases da dieta não é monótona, pois a variedade de alimentos permitidos é bastante grande;
- Esse regime é bastante fácil de seguir, pois é bem estruturado e a pessoa não passa tanta fome como acontece ao seguir outras dietas restritivas;
- O consumo de algumas guloseimas é liberado nas últimas fases da dieta, isso ajuda a manter a motivação para seguir o regime.
Desvantagens da Dieta Dukan
É verdade que a Dieta Dukan é um dos regimes mais famosos e utilizados da atualidade, é verdade também que muitas celebridades a utilizam, no entanto, muitos profissionais de saúde questionam alguns conceitos e recomendações da dieta. Veja por que:
- O Método Dukan restringe o consumo de alimentos que possuem carboidratos. Isso leva à perda de peso, no entanto, a falta de carboidratos pode provocar efeitos colaterais, como desmaios, tonturas, fraqueza e dor de cabeça. Quando alguém para de consumir carboidratos, o organismo fica sem a sua principal fonte de energia, assim, ele é obrigado a converter gordura em energia. O problema é que esse processo provoca a liberação de uma enorme quantidade de corpos cetônicos. Isso não é bom, pois os corpos cetônicos podem prejudicar a saúde.
- Durante a dieta ocorre um grande consumo de gorduras e proteínas magras. No caso das gorduras, a recomendação é consumir aquelas que são boas. Mas mesmo assim, a grande quantidade de alimentos de origem animal que a pessoa consome durante o regime pode provocar problemas, como, por exemplo, aumento do colesterol ruim (conhecido como LDL).
- O consumo excessivo de proteínas pode prejudicar a saúde dos rins, inclusive, o consumo exagerado de alimentos ricos em proteínas, a longo prazo, pode levar à insuficiência renal. É por isso mesmo que a Dieta Dukan recomenda beber bastante água todos os dias, pois a água ajuda a evitar a sobrecarga renal.
- A digestão das proteínas e das gorduras é um pouco lenta, por isso, seguir dietas baseadas no consumo de alimentos ricos em proteínas e gorduras pode provocar desconforto gástrico.
- Cortar os carboidratos da alimentação pode levar a pessoa a sofrer com ansiedade, insônia, irritabilidade e dispersão. Isso pode acontecer porque a falta de carboidratos leva à redução dos níveis de um neurotransmissor chamado serotonina.
Considerações finais
A Dieta Dukan de fato é capaz de promover uma rápida perda de peso, contudo, é importante que você considere seus pontos negativos antes de iniciar o regime.
Outra coisa importante, é que você não deve fazer esse regime sem orientação de uma nutricionista. Fazer dietas sem orientação de um profissional qualificado pode acabar prejudicando a sua saúde, portanto, não vale a pena arriscar.
Agora você já sabe como fazer a Dieta Dukan passo a passo, sabe também quais os seus principais pontos positivos e negativos. Então, aja com calma e sabedoria, e não tome uma decisão precipitada, pense bastante, e não faça esse tipo de dieta sem tomar os devidos cuidados.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!