Como fazer jejum intermitente para emagrecer rápido

Você conhece o jejum intermitente? Até conhece mas não sabe como fazê-lo para assim conseguir emagrecer com saúde?

Pois é, atualmente existem muitas maneiras diferentes para se conseguir perder peso.

Logo, uma dessas maneiras, que se tornou muito popular nos últimos anos, é o chamado jejum intermitente.

Essa é uma maneira de emagrecer que envolve jejuns regulares de curtos períodos de tempo.

Assim sendo, o jejum por períodos curtos ajuda você a ingerir menos calorias e também ajuda a otimizar alguns hormônios relacionados ao controle de peso.

Desse modo, existem vários métodos diferentes de se fazer o jejum intermitente.

Os 3 populares são:

  • Método 16/8: Pule o café da manhã todos os dias e coma durante uma janela de alimentação de 8 horas, como das 20 horas às 12 horas do dia seguinte.
  • Coma-Pare-Coma: Faça um ou dois jejuns de 24 horas por semana, por exemplo, não jantando um dia até o jantar no dia seguinte.
  • A dieta 5/2: Coma apenas 500-600 calorias em dois dias da semana, mas coma normalmente nos outros 5 dias.

Desde que você não compense comendo muito mais durante os períodos sem jejum, esses métodos levarão você a reduzir a ingestão de calorias e te ajudarão a perder peso e a perder gordura da barriga.

Então continue lendo e conheça mais detalhes sobre esse método. Veja como fazer o jejum intermitente para emagrecer de forma saudável e rápida.

Como o jejum intermitente altera seus hormônios

A gordura corporal é a maneira do corpo de armazenar energia (calorias). Então quando não comemos nada o corpo começa a mudar várias coisas para tornar a energia armazenada mais acessível.

Logo, isso tem a ver com mudanças na atividade do sistema nervoso, bem como uma grande mudança em vários hormônios cruciais.

Assim sendo, aqui estão algumas das coisas que mudam no seu metabolismo quando você começa a fazer o jejum intermitente para emagrecer:

  • Insulina: A insulina aumenta quando comemos. Quando jejuamos, a insulina diminui drasticamente. Logo, os níveis mais baixos de insulina facilitam a queima de gordura.
  • Hormônio do crescimento humano (GH): Os níveis de hormônio do crescimento podem disparar durante um jejum, aumentando em até 5 vezes. Assim o hormônio do crescimento é um hormônio que pode ajudar na perda de gordura e no ganho muscular.
  • Norepinefrina (noradrenalina): O sistema nervoso envia noradrenalina para as células adiposas, fazendo com que elas quebrem a gordura corporal em ácidos graxos livres que podem ser queimados por energia.

É interessante notar que o jejum de curto prazo pode realmente aumentar a queima de gordura corporal de forma natural.

Dois estudos descobriram que o jejum de cerca de 48 horas aumenta o metabolismo em 3,6 a 14%. No entanto, períodos de jejum mais longos podem suprimir o metabolismo.

O jejum intermitente ajuda a reduzir calorias e a perder peso

A principal razão pela qual o jejum intermitente funciona para a perda de peso é que ele ajuda muito na redução do consumo de calorias.

Pois todos os diferentes protocolos citados acima envolvem pular refeições durante os períodos de jejum. Então a menos que você compense comendo muito mais durante os períodos de ingestão, estará ingerindo menos calorias.

Dito isto, os benefícios do jejum intermitente vão muito além da perda de peso. Pois ele também possui inúmeros benefícios para a saúde metabólica e pode até ajudar a prevenir doenças crônicas e expandir a vida útil.

Além disso a contagem de calorias geralmente não será necessária ao fazer jejum intermitente, Pois a perda de peso acontece principalmente por uma redução geral na ingestão de calorias.

Assim sendo, estudos comparando jejum intermitente com uma dieta de restrição calórica contínua não mostram diferença na perda de peso.

Resumo

O jejum intermitente é muito eficaz para a perda de peso por ajudar muito na redução do consumo de calorias. Além disso, ele possui inúmeros benefícios para a saúde metabólica.

O jejum intermitente pode ajudar você a manter os músculos

Um dos piores efeitos colaterais das dietas de restrição calórica é que o corpo tende a queimar músculos e gorduras. Contudo, existem estudos mostrando que o jejum intermitente pode ser benéfico para manter os músculos e mesmo assim perder gordura.

Em um estudo, o jejum intermitente causou uma quantidade semelhante de perda de peso que uma dieta de restrição calórica. Porém com uma redução muito menor na massa muscular corporal.

Então nos estudos de dietas de restrição calórica, 25% do peso perdido foi da massa muscular. Por outro lado, nos estudos de jejum intermitente a perda foi de apenas 10%.

Resumo

Alguns estudos mostram que o jejum intermitente pode ser benéfico para manter os músculos mesmo após a perda de gordura corporal.

Como obter sucesso com o jejum intermitente?

Há várias coisas que você precisa ter em mente se quiser saber como emagrecer com o jejum intermitente:

  • Qualidade dos alimentos: Os alimentos que você come ainda são importantes. Então tente comer principalmente alimentos integrais.
  • Calorias: As calorias ainda contam. Assim sendo, tente comer “normalmente” durante os períodos de não jejum. Porém não coma demais a ponto de recuperar as calorias que perdeu com o jejum.
  • Consistência: Como em qualquer outro método de perda de peso, você precisa permanecer por um longo período de tempo se quiser que ele funcione.
  • Paciência: Pode levar algum tempo para o seu corpo se adaptar a um protocolo de jejum intermitente. Então tente ter consistência com o seu horário de refeições e assim ficará mais fácil.

Além disso, a maioria dos protocolos populares de jejum intermitente para emagrecer também recomendam treinamento de força. Logo, isso é muito importante se você deseja queimar principalmente gordura corporal enquanto mantém os músculos.

No começo, a contagem de calorias geralmente não é necessária com o jejum intermitente. No entanto, se sua perda de peso parar, a contagem de calorias pode ser uma ferramenta útil para você começar a usar.

Resumo

Para ter sucesso com o jejum intermitente você deve dar prioridade aos alimentos integrais e deve evitar comer demais nos períodos de “Não Jejum”. Além disso, você deve ter consistência e paciência pois pode demorar um pouco até seu corpo se adaptar.

Então, devo fazer o jejum intermitente?

O jejum intermitente pode ser uma ferramenta útil para perder peso e isso é causado principalmente por uma redução na ingestão de calorias.

Porém, o jejum intermitente não é para todos. Especialmente se você é aquele tipo de pessoa que não consegue ficar longos períodos sem se alimentar.

Afinal, se você já faz o jejum intermitente e ele facilita a manutenção de uma dieta saudável, se traz benefícios óbvios para sua saúde além da manutenção do seu peso continue com ele.

Pois a melhor forma de emagrecer é a que você se sinta bem e que possa manter a longo prazo.

DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.

Vídeo Aula Grátis: Como Eliminar de 5 a 10 KG em 3 semanas.

Eu quero!
Top Secret

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!