Alimentos processados: tenha muito cuidado com eles
Os alimentos processados são todos aqueles que, de alguma maneira, foram modificados pelo homem, resultando em um tipo de comida que não é encontrada na natureza.
A indústria alimentícia tem se esforçado bastante para produzir comidas cada vez mais gostosas e atraentes. Todo esse esforço tem trazido imensos resultados financeiros para essa indústria, pois os consumidores estão cada vez mais viciados nos alimentos processados, e isso é um fenômeno que vem sendo observado em quase todos os países do mundo.
Mas qual o problema em consumir alimentos processados? Apesar de saborosos, esses alimentos podem trazer consequências graves para a saúde, e você precisa conhecer os riscos para aprender a consumir esse tipo de alimento sem prejudicar a sua saúde.
Por que os alimentos processados são perigosos?
Os alimentos processados oferecem riscos à saúde porque são cheios de substâncias que são potencialmente nocivas ao organismo. Além disso, eles são viciantes, e por causa disso muita gente acaba consumindo esse tipo de comida de forma totalmente exagerada.
Os alimentos industrializados (como também são conhecidos) são ricos em açúcar, sal, gordura, e outras substâncias como corantes, espessantes, acidulantes, aromatizantes, dentre outras. Todos esses componentes podem prejudicar a saúde quando ingeridos em excesso.
Agora vamos ver com mais detalhes porque os alimentos processados podem fazer mal para a saúde.
Aditivos
Os aditivos são os maiores vilões quando se trata de alimentos industrializados. Eles são utilizados para diversos fins, por exemplo, os conservantes servem para prolongar a durabilidade dos alimentos.
Os adoçantes, acidulantes e aromatizantes são utilizados pela indústria alimentícia para melhorar o sabor e odor dos alimentos, tornando-os irresistíveis.
Substâncias como os corantes e espessantes servem para mudar a cor, aparência e textura dos alimentos, tornando-os muito mais atraentes que os alimentos naturais.
De fato, esses aditivos deixam os alimentos com um gosto e aparência excelentes, no entanto, o exagero dessas substâncias pode provocar graves consequências para a saúde.
Por exemplo, os conservantes podem prejudicar a saúde do sistema digestivo. Os acidulantes podem prejudicar a saúde dos ossos. Além disso, algumas substâncias presentes nos alimentos industrializados podem aumentar os riscos de câncer.
Aumento de peso
Os alimentos processados normalmente possuem muitas calorias e pouco valor nutricional, isso é um grande problema, pois você come, mas não alimenta bem seu organismo, isso gera um desequilíbrio nutricional, podendo levar ao aumento de peso.
Inflamação do organismo
O excesso de sal, açúcar e outras substâncias presentes nos alimentos industrializados pode fazer com que o organismo fique inflamado. Isso é muito ruim, pois aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, doenças autoimunes e doenças neurodegenerativas.
Cansaço e estresse
Uma pessoa que come muita comida industrializada pode se sentir cansada e estressada constantemente, isso acontece porque o organismo entra em desequilíbrio.
Portanto, se você tem sofrido com estresse e com cansaço intenso, é bom investigar como anda a sua alimentação.
Finalizando…
Apesar de muito práticos e saborosos, os alimentos industrializados devem ser consumidos com moderação.
Para manter o peso sob controle, e para manter o corpo sempre forte e saudável, é essencial comer comida de verdade, ou seja, ingerir alimentos naturais, sem aditivos.
Reserve um tempo para preparar a sua própria comida, tome gosto por cozinhar, isso te trará muitos benefícios.
Sabemos que a falta de tempo pode atrapalhar um pouco, no entanto, é bom se esforçar e reservar um tempo para se alimentar melhor. O seu corpo com certeza agradecerá.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!