Dieta da Ayurveda: alimentar-se de acordo com o seu tipo de corpo
Ayurveda é um antigo sistema médico da Índia, e apesar de ter sido desenvolvido há milhares de anos, tem se fortalecido cada vez mais. Atualmente, muitas pessoas que desejam emagrecer recorrem a dieta da Ayurveda na esperança de finalmente vencer a guerra contra a balança.
Mas como funciona essa dieta? Como aplicá-la no dia a dia?
As peculiaridades da dieta da Ayurveda
A dieta da Ayurveda é diferente de todas as outras dietas que existem por aí. Nesse regime, ao invés de ficar tentando adivinhar quais alimentos pode ou não pode comer, na dieta ayurvédica a recomendação é comer os alimentos indicados para o seu tipo de corpo, ou dosha.
De acordo com a medicina Ayurvédica, ao se alimentar respeitando as peculiaridades do seu dosha, a pessoa conquista não apenas a saúde física, mas também bem-estar mental e emocional.
Existem três tipos de corpo (doshas) na tradição Ayurvédia, são eles: Vata, Pitta e Kapha. Cada dosha possui um conjunto específico de características, e para saber qual o seu dosha, o mais indicado é que você consulte um médico ayurvédico. No entanto, você pode ter uma boa ideia a respeito de qual o seu dosha predominante dando uma olhada nas características de cada dosha.
- Obs: a maioria das pessoas são uma combinação de dois doshas, contudo, um sempre predomina.
As características de cada dosha
Agora vamos conferir algumas características de cada dosha. Conhecer as características dos doshas pode te ajudar a descobrir qual o seu dosha predominante.
O Dosha Kappa
O Kappa é tipicamente o maior dos tipos de corpo. Fisicamente, as pessoas que apresentam esse dosha possuem quadris e ombros mais largos; cabelo ondulado e boa resistência física.
Mentalmente, as pessoas Kappa tendem a aprender de maneira mais lenta, mas são muito boas de memória. Emocionalmente, tendem a ser leais, estáveis e confiáveis.
Fora de equilíbrio, as pessoas Kappa tendem a sofrer com congestão nasal, má circulação e digestão lenta, o que pode facilmente levar à obesidade.
De acordo com a tradição ayurvédica, no que diz respeito ao ganho de peso, os indivíduos Kappa precisam reduzir o consumo de gordura, sal e doces, para que haja uma melhora na digestão. Os Kappa devem utilizar especiarias no preparo dos alimentos, e consumir bastante verduras e alimentos ricos em fibras, como os legumes.
O Dosha Pitta
Pessoas Pitta possuem estatura mediana. Fisicamente, elas possuem bom tônus muscular; têm a tendência a ficar zangadas e agitadas; possuem tendência à calvície; possuem pele clara ou rosada; e são pessoas com altos níveis de energia; têm uma digestão forte.
Mentalmente, são bastante inteligentes, focadas e ambiciosas. Emocionalmente, são apaixonadas pela vida, e têm uma tendência a ser perfeccionistas, o que as torna facilmente irritáveis.
Fora de equilíbrio, os indivíduos Pitta podem experimentar raiva excessiva, e sofrerem com doenças inflamatórias, dores de cabeça constantes e erupções na pele. Além disso, podem sofrer com problemas digestivos (diarreia, refluxo e úlcera).
No que diz respeito à dieta, pessoas Pitta precisam evitar especiarias quentes, álcool, café, vinagre e alimentos ácidos como as frutas cítricas e tomates. Devem consumir frutas suculentas doces, como as mangas e melões.
Devem consumir também legumes e verduras com alto teor de água, como pepinos, couve e alface.
O Dosha Vata
Pessoas Dosha Vata tendem a ter dificuldades para ganhar peso. Fisicamente, são indivíduos magros com estrutura óssea proeminente. Tendem a ser frios, possuem pele e cabelos secos, e pouco tônus muscular.
Mentalmente, aprendem rápido, e esquecem rapidamente também. Pessoas Vata gostam de mudanças, e são muito criativas.
Emocionalmente, as pessoas Vata são excitáveis, entusiastas, mas podem ficar ansiosas com muita facilidade.
Em desequilíbrio, os indivíduos Vata podem sofrer com má digestão e prisão de ventre. Podem pegar resfriados facilmente durante o outono e o inverno. Além disso, a insônia e fadiga são problemas comuns enfrentados pelos Vata.
No quesito dieta, a recomendação é evitar alimentos secos/crocantes, refrigerantes, e vegetais crus frios.
Podem comer cereais cozidos, legumes cozidos, nozes e tomar leite quente.
Considerações finais
A dieta da Ayurveda é bastante interessante, pois é baseada em uma tradição milenar muito rica, no entanto, se você deseja experimentá-la, é importante que faça isso sob orientação de um profissional de saúde competente que tenha bastante afinidade com a tradição ayurvédica.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!