Castanha de caju engorda ou emagrece? Quais os seus benefícios?
A castanha de caju é uma delícia e muito saudável, por isso, é bastante consumida pelos brasileiros. No entanto, algumas pessoas têm receio de comer esse alimento, pois não sabem com certeza se castanha de caju engorda ou emagrece.
É verdade que a castanha de caju é muito saudável, no entanto, ela deve ser consumida com moderação, pois é bastante calórica, e pode prejudicar o processo de perda de peso.
No entanto, quando consumida de forma correta, a castanha de caju pode favorecer o emagrecimento.
Continue lendo e conheça os benefícios da castanha de caju, e como consumi-la sem correr o risco de prejudicar a sua dieta.
Conheça os benefícios da castanha de caju
A castanha de caju é um alimento que possui uma grande quantidade de nutrientes que ajudam o corpo a funcionar melhor.
Confira agora os principais benefícios que ela pode proporcionar:
- Por ser muito rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, a castanha de caju ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Essas substâncias também ajudam a prevenir problemas cardíacos e doenças graves como o câncer;
- Essa castanha é bastante rica em gorduras mono e poliinsaturadas, e isso é muito bom, pois esse tipo de gordura ajuda a controlar os níveis de colesterol, além disso, fazem bem para a memória;
- Por ser rica em magnésio, a castanha de caju é um alimento com potencial para ajudar a controlar a pressão arterial. Ela também pode ajudar a reduzir a fadiga muscular e combater a enxaqueca;
- A castanha também é uma fonte de zinco, por isso, ela pode ajudar a melhorar o funcionamento do sistema imunológico;
- Quem tem anemia pode se beneficiar da castanha, pois ela é rica em ferro;
- Por ser fonte de fósforo, a castanha de caju pode ser útil para ajudar a prevenir a osteoporose.
Dicas sobre o consumo de castanha de caju
Como já foi dito, a castanha de caju é um pouco calórica, por isso, a recomendação de especialistas é comer, no máximo, 3 unidades por dia.
Outra recomendação dos especialistas, é consumir a castanha assada e sem sal. Elas podem ser consumidas puras, ou misturadas em iogurtes, saladas, vitaminas ou sucos.
Também podem ser utilizadas como ingredientes no preparo de bolos e biscoitos.
Contraindicações da castanha de caju
A castanha de caju é um alimento saudável que pode trazer muitos benefícios para a saúde, contudo, algumas pessoas devem tomar cuidado com ela.
Pessoas que têm pressão baixa precisam ficar atentas, pois o consumo em excesso dessa castanha pode trazer problemas.
Pessoas que sofrem com insuficiência renal precisam tomar cuidado, pois a castanha de caju é rica em potássio, e o excesso de potássio pode trazer complicações para quem sofre com esse problema.
Quem está acima do peso também precisa ter cautela, pois a castanha de caju é bastante calórica, por isso, o consumo excessivo desse alimento pode levar ao aumento de peso.
Castanha de caju engorda ou emagrece: considerações finais
A castanha de caju pode trazer vários benefícios para a saúde, além disso, é muito saborosa, sendo bastante apreciada pelo povo brasileiro. Mas apesar de saudável, é preciso ter cautela, pois em excesso ela pode provocar problemas de saúde.
Outro cuidado que é preciso tomar, é quanto às castanhas vendidas em pacotinhos. É preciso ficar atento aos rótulos, pois muitas dessas castanhas vendidas em pacotinhos contém sal. Além disso, algumas castanhas industrializadas são fritas ao invés de torradas, por isso, é preciso ficar atento a isso também.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!