Dieta do jejum intermitente: Será que é uma boa opção?

Popularizada pelo livro do médico inglês Michael Mosley, a dieta do jejum intermitente, ou intermittent fasting, é um regime restritivo que propõe que a pessoa reduza drasticamente o consumo de calorias em 2 dias da semana (600 calorias para os homens e 500 calorias para mulheres), e nos outros dias coma normalmente.

A dieta do jejum intermitente está fazendo muito sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido, e agora já está se tornando conhecida também no Brasil.

Será que a dieta do jejum intermitente realmente funciona?

Segundo Mosley, a dieta do jejum, quando comparada com uma dieta de restrição calórica tradicional, proporciona mais benefícios no que diz respeito à perda de gordura e também na resposta do corpo à insulina.

O livro que Mosley escreveu falando sobre a dieta do jejum intermitente foi baseado na sua própria experiência pessoal. Ele conta que estava com o colesterol alto, mas não quis tomar medicação, ao invés disso, resolveu pesquisar formas de manter uma rotina alimentar que o ajudasse a melhorar a sua saúde.

Ele fez algumas pesquisas superficiais e então se deparou com alguns estudos que falavam sobre a dieta do jejum intermitente.

Mosley resolveu testar a dieta em si mesmo, e conseguiu emagrecer 9 Kg em 3 meses. Com base na sua experiência, ele criou uma nova versão da dieta do jejum intermitente.

Apesar do médico inglês dizer que essa dieta é saudável e realmente ajuda a emagrecer, a maioria dos especialistas não concordam com ele.

O primeiro ponto que levanta dúvidas sobre a eficácia e segurança da dieta do jejum intermitente é a falta de estudos científicos que comprovem seus benefícios.

Além disso, os especialistas se preocupam com o fato de que as recomendações de Mosley favoreçam comportamentos de risco, como, por exemplo, levar algumas pessoas a ficar sem comer por vários dias, na esperança de emagrecer rápido.

Outro ponto que balança a credibilidade dessa dieta é o fato de que ela pode não provocar um emagrecimento real.

Segundo alguns especialistas, a dieta do jejum, ao invés de proporcionar perda significativa de gordura, leva o corpo a perder apenas água e massa magra. Isso quer dizer que durante a dieta a pessoa perde peso, mas as gorduras continuam quietinhas no corpo.

Além disso, ao reduzir drasticamente a ingestão de calorias, como proposto na dieta do jejum intermitente, o corpo entra em estado de emergência e passa a economizar energia. Assim, ao invés de gastar energia, o corpo começa a estocá-la.

Isso não é nada bom, pois quando a pessoa volta a se alimentar normalmente, o seu corpo vai guardando mais e mais energia, e isso proporciona aumento de peso.

A dieta do jejum intermitente pode bagunçar o mecanismo da saciedade

Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Metabolismo Energético do Instituto de Química da USP demonstrou que a dieta do jejum intermitente pode reduzir a sensação de saciedade.

O estudo feito com ratos demonstrou que esse tipo de dieta faz com que o corpo dos animais aproveite de maneira menos eficiente a energia fornecida pelos alimentos.

E tem mais!

O jejum intermitente pode fazer com que o estímulo da fome fique mais persistente, mesmo quando não ocorre privação de alimento.

Isso quer dizer que a dieta do jejum intermitente pode bagunçar bastante o mecanismo que controla a sensação de saciedade. Isso não é nada bom, pois estar sempre com fome, mesmo após ter comido, pode levar qualquer pessoa a se render às tentações, e comer quilos de alimentos açucarados e calóricos.

Apesar do estudo ter sido feito com ratos de laboratório, os pesquisadores da USP asseguram que a dieta do jejum intermitente pode provocar nos seres humanos os mesmos efeitos que provoca nos ratos.

Emagreça de maneira inteligente!

Nem sempre as dietas restritivas são a melhor alternativa para emagrecer. Como vimos, uma dieta restritiva como a dieta do jejum intermitente pode trazer efeitos contrários aos desejados, e isso certamente não é o que você quer, não é mesmo?

A boa notícia é que é possível sim emagrecer mais rápido e de forma totalmente saudável.

DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.

Vídeo Aula Grátis: Como Eliminar de 5 a 10 KG em 3 semanas.

Eu quero!
Top Secret

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!