Regime Dukan: descubra como funciona essa dieta emagrecedora
A procura por soluções emagrecedoras cresce a cada dia, assim, cresce também o número de ofertas de dietas e programas de emagrecimento. Mas atualmente um programa de emagrecimento tem se destacado, estou falando do Regime Dukan.
O Regime Dukan foi criado por um médico chamado Pierre Dukan, e hoje é utilizado por milhões de pessoas no mundo inteiro.
Como funciona o Regime Dukan?
O regime Dukan é bastante parecido com a dieta da proteína, com a diferença de que recomenda apenas o consumo de proteínas de carnes magras e o consumo de gorduras boas. Além disso, esse regime é dividido em 4 fases.
Vamos agora ver um pouquinho de cada uma das fazes do Regime Dukan.
Ataque
A primeira fase do regime é bastante agressiva, e tem como objetivo preparar o corpo para a dieta. Nessa fase a pessoa deve consumir muita proteína, e poderá perder até 5 kg. A fase de Ataque dura de 2 a 7 dias.
Cruzeiro
Essa é a segunda fase do Regime Dukan.
Nessa fase é preciso fazer uma alternância entre dois cardápios: o utilizado na primeira fase e o recomendado para a segunda fase. Essa alternância deve acontecer até que a pessoa alcance o peso desejado.
Consolidação
Na consolidação é preciso que a pessoa se esforce para manter o peso perdido. O tempo de duração dessa terceira fase deve ser obtido através de um cálculo especial. Para fazer esse cálculo basta multiplicar a quantidade de quilos perdidos por 10.
Nessa fase do Regime Dukan não é preciso fazer alternância de cardápio, e o recomendado é consumir vegetais e proteínas. A pessoa pode comer também frutas e cereais integrais.
Estabilização
Na quarta e última fase do Regime Dukan a pessoa pode comer de tudo, mas existe uma regra: uma vez por semana é preciso utilizar o cardápio da primeira fase do regime.
O objetivo dessa fase é evitar que pessoa engorde novamente, assim, é preciso segui-la pelo resto da vida.
Quais as vantagens e desvantagens do Regime Dukan?
O Regime Dukan apresenta algumas vantagens, veja abaixo quais são as principais:
- Provoca rápida perda de peso sem precisar passar fome
- Não ocorre grande perda de massa muscular
- A dieta não é monótona
- É bem mais fácil de seguir que as outras dietas restritivas
Mas apesar desse regime ser muito famoso, ele apresenta alguns problemas que não devem ser desconsiderados:
- O Regime Dukan restringe o consumo de alguns nutrientes, como os carboidratos. Assim, a pessoa pode sofrer com fraqueza, irritabilidade, insônia, tonturas e até mesmo desmaios.
- O alto consumo de alimentos de origem animal pode aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue, e favorecer o surgimento de acidente vascular cerebral e aterosclerose.
- O alto consumo de proteínas pode sobrecarregar os rins, assim, caso a situação seja prolongada por muito tempo, a pessoa pode desenvolver um quadro de insuficiência renal. Para evitar esse problema, é preciso beber bastante água durante todo o regime.
Finalizando…
O Regime Dukan, apesar de muito famoso, deve ser encarado com cautela, afinal, é uma dieta restritiva.
Antes de começar qualquer dieta é recomendado que você procure um profissional de saúde, portanto, não comece o Regime Dukan antes de consultar um médico ou nutricionista.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!