Dieta alcalina para emagrecer: prós e contras
A dieta alcalina é um método emagrecedor que vem conquistando muitas pessoas no Brasil. O objetivo dessa dieta é estimular uma alimentação mais saudável e, com isso, eliminar as toxinas do organismo e favorecer a perda de peso.
Mas como funciona essa dieta na prática? Leia o artigo abaixo e saiba todos os detalhes.
Como funciona a dieta alcalina
Não existe nenhum estudo científico que tenha provado que a dieta alcalina realmente leva ao emagrecimento, no entanto, isso não tem impedido o seu uso por milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Segundo os adeptos dessa dieta, ela funciona porque ajusta a alimentação, deixando o pH do sangue mais alcalino, o que favoreceria a eliminação de toxinas e a perda de peso.
Pontos positivos da dieta alcalina
Agora que você já sabe qual a estratégia de emagrecimento utilizada pela dieta alcalina, chegou o momento de conhecer quais os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde.
1. Ajuda na reeducação alimentar
Se você tem dificuldades para manter uma alimentação balanceada e saudável, a dieta alcalina pode te ajudar a se alimentar melhor.
Essa dieta coloca no cardápio alimentos como legumes, frutas e verduras, e retira alimentos como a farinha branca, carnes muito gordurosas e alimentos industrializados. Por causa disso, quando bem balanceada, essa dieta pode funcionar muito bem como uma reeducação alimentar.
2. Pode ajudar a acabar com a retenção de líquido
Quanto mais toxinas você ingere através da alimentação, mais seu corpo tende a reter líquidos. Como a dieta alcalina deixa o pH do sangue mais alcalino, seu corpo consegue eliminar as toxinas nocivas mais facilmente, e isso, consequentemente, ajuda a combater a retenção de líquido.
3. Aumenta o consumo de alimentos integrais
Uma das vantagens dessa dieta é estimular o consumo de alimentos integrais.
O consumo de alimentos integrais melhora a digestão, prolonga a sensação de saciedade, e oferece ao corpo nutrientes de qualidade que favorecem a manutenção da saúde.
4. Recomenda a prática de atividades físicas
A prática de atividades físicas também é recomendada pelos adeptos dessa dieta. Isso é bastante positivo, pois os exercícios físicos têm um papel muito importante no processo de emagrecimento e na manutenção da saúde.
5. Recomenda a diminuição do consumo de alimentos industrializados
Os alimentos industrializados, apesar de saborosos, são verdadeiros vilões, afinal, eles são ricos em sódio, corantes e outras substâncias nocivas. O consumo exagerado desse tipo de alimento prejudica a saúde e favorece o aumento de peso.
Ao cortar os alimentos industrializados do cardápio, a dieta alcalina ganha pontos no quesito alimentação saudável.
Pontos negativos da dieta alcalina
Como eu demonstrei acima, a dieta alcalina pode trazer alguns benefícios para a saúde, no entanto, essa dieta também possui alguns pontos negativos que devem ser observados com atenção.
1. Não se preocupa tanto com as calorias
Essa dieta não se preocupa com o número de calorias ingeridas diariamente, afinal, a estratégia utilizada para favorecer a perda de peso é a eliminação de toxinas. Isso é uma falha, pois não existe comprovação científica de que somente a eliminação de toxinas nocivas é suficiente para provocar perda de peso.
Ao fazer essa dieta, a pessoa pode perder peso rápido não necessariamente devido à perda de gordura, mas sim devido à redução da retenção de líquidos.
2. Não consumir carnes e laticínios pode ser um problema
O consumo excessivo de carnes e laticínios integrais pode favorecer o aumento do colesterol e o surgimento de doenças cardiovasculares, no entanto, parar de consumir esses alimentos pode ser prejudicial à saúde, afinal, comer carnes e laticínios na dose certa é importante para suprir as necessidades de cálcio e proteínas do organismo.
3. Você pode não conseguir fazer exercícios físicos
Ao cortar a carne da alimentação, seu corpo pode sofrer com a falta de proteínas. Esses nutrientes são importantes para a construção dos músculos, portanto, ao aderir à proposta da dieta alcalina, você pode não conseguir ter um bom desempenho na prática de atividades físicas.
Caso você decida realmente seguir essa dieta, é importante consumir outras fontes de proteínas, como lentilhas, por exemplo.
4. A mesma receita para todo mundo
Uma coisa importante que não deve ser negligenciada, é que a dieta alcalina, quando feita sem acompanhamento de um médico ou nutricionista, não leva em consideração as necessidades individuais. Isso é perigoso, pois pode causar prejuízos à saúde, e favorecer o surgimento de problemas como o efeito sanfona.
5. É difícil seguir
Por ser uma dieta restritiva, ou seja, por não permitir um cardápio com muitas variedades de alimentos, pode ser um pouco difícil seguir a dieta alcalina. Esse é um ponto negativo que pode levar muitas pessoas a abandonarem o regime antes de conseguirem resultados satisfatórios.
Para terminar!
Como vimos no artigo, a dieta alcalina possui vários pontos positivos e negativos.
Minha intenção com esse texto é te ajudar a tomar uma decisão mais consciente.
Agora cabe a você decidir se vai seguir a dieta ou não. Mas de qualquer forma, lembre-se sempre de que é importante procurar orientação de um médico ou nutricionista antes de começar qualquer dieta.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!