O que comer antes de correr: melhore seu desempenho!
Se você tem apostado na corrida para manter a forma e a saúde, saiba que é muito importante saber o que comer antes de correr, afinal, se você se alimentar de maneira inadequada, poderá encontrar dificuldades para ter um bom rendimento durante o exercício.
Saiba o que comer antes de correr: dicas práticas
Durante a corrida o seu corpo precisa de bastante energia, portanto, você deve fornecer a energia que ele precisa antes do treino, e isso deve ser feito por meio de uma alimentação rica em carboidratos.
Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, portanto, eles devem estar presentes no cardápio de quem gosta de praticar corrida.
A diminuição dos níveis de carboidrato no organismo é uma das responsáveis pelo aparecimento da fadiga durante a corrida, é por isso que antes do treino você precisa comer alimentos ricos em carboidratos.
A alimentação pré-treino vai depender muito da duração da sua corrida, dessa forma, é muito importante saber quanto tempo durará o seu treino.
Se o seu treino for curto, o ideal é ingerir alimentos que contenham carboidratos simples, pois eles são fáceis de ser digeridos, e oferecem energia imediata. Uma dica é comer banana com mel (mas não exagere).
Se o seu treino for longo, você deve misturar carboidratos simples com complexos, e proteínas. Os carboidratos simples fornecem energia imediata, e os complexos são digeridos mais lentamente, e garantem o fornecimento de energia durante o treino. As proteínas têm um papel muito importante, pois elas fornecem os aminoácidos, e ajudam na recuperação das fibras musculares após a corrida.
Uma sugestão de lanche ideal para treinos longos é um sanduiche feito com pão integral (carboidratos complexos) e peito de peru (proteínas), para acompanhar, beba um copo de suco de frutas (carboidratos simples).
O ideal é fazer o lanche 30 minutos antes de iniciar o treino. Essa regra vale tanto para os treinos longos como para os treinos curtos.
Antes de correr você não deve comer alimentos gordurosos e nem ricos em fibras. Alimentos ricos em fibras podem provocar desconfortos gastrointestinais durante os treinos, por isso é importante não comê-los antes de treinar.
Alimentos condimentados, apimentados ou ácidos também devem ser evitados antes da corrida, pois eles também podem provocar desconfortos gastrointestinais.
O que comer durante a corrida
Durante a corrida você deve ingerir bastante água, para manter o seu corpo hidratado.
O que comer depois de correr
Você já sabe o que comer antes de correr, e isso é muito importante. Mas também é indispensável saber o que comer depois dos treinos.
A alimentação pós-treino precisa ser adequada para favorecer a reposição energética, a recuperação das fibras musculares e a hidratação do organismo. É por isso que você precisa se alimentar imediatamente após terminar a sua corrida. Essa atitude ajuda a diminuir os efeitos do catabolismo, e facilita muito a recuperação pós-treino.
Para possibilitar uma recuperação adequada você deve comer alimentos ricos em carboidratos e proteínas. É indispensável também a ingestão de líquidos, pois o organismo precisa ser hidratado o mais rápido possível.
Você pode comer frutas, arroz integral, pão integral, carnes magras, queijos e iogurtes, e tomar sucos naturais e bastante água.
Considerações finais
A corrida é um excelente exercício que ajuda a manter a forma e a saúde, no entanto, antes de começar a praticar, é importante que você procure um médico para fazer uma avaliação. A avaliação prévia é importante para identificar se existe algum problema que pode tornar a corrida um exercício contraindicado para você.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!