Plataforma vibratória emagrece mesmo?
Quem já não viu na TV aquelas propagandas impressionantes que mostram pessoas com corpos perfeitos sorrindo enquanto trabalham os músculos utilizando plataformas vibratórias? Esses comerciais realmente nos deixam impressionados, mas será verdade que a plataforma vibratória emagrece?
As propagandas dizem que a plataforma vibratória emagrece, mas será verdade?
Esse equipamento foi criado inicialmente para ser utilizado por astronautas.
A falta de gravidade provoca perda de massa muscular e enfraquecimento dos ossos, portanto, durante o período em que ficam no espaço, os astronautas precisam utilizar equipamentos especiais que ajudem a evitar esses problemas.
A plataforma vibratória foi desenvolvida inicialmente na antiga União Soviética, e na década de 70 esse equipamento foi bastante utilizado na reabilitação dos astronautas.
O tempo foi passando, e de repente o equipamento foi parar nas academias de ginástica, e hoje é bastante utilizado por pessoas que desejam conquistar um corpo mais bonito e saudável. Inclusive, muita gente possui plataforma vibratória em casa.
Atualmente existem dois tipos de plataformas: as de vibração vertical triplanar e as de vibração oscilatórias.
As plataformas oscilatórias são aquelas que são equipadas com um eixo fixo central. Seu funcionamento é bastante simples: quando uma das extremidades sobe, a outra desce, e vice-versa. Essas plataformas possuem apenas controle de tempo e velocidade.
As plataformas verticais triplanares são mais completas. Elas sobem e descem por inteiro, além disso, esses equipamentos possuem controle de tempo, frequência e amplitude. Com essas plataformas é possível ter uma área de trabalho consideravelmente mais ampla que a proporcionada pelas plataformas oscilatórias.
Os fabricantes dizem que a plataforma vibratória emagrece porque proporciona um aumento da carga gravitacional. Isso obriga quem está em cima da plataforma a fazer um esforço para manter o equilíbrio, e isso, segundo os fabricantes, fortalece os músculos e ajuda a queimar mais calorias.
Porém, alguns estudos científicos demonstraram que a plataforma vibratória não provoca perda de peso significativa, mas é uma boa opção para proporcionar enrijecimento muscular e fortalecer os ossos. A plataforma também ajuda no combate à celulite.
Contraindicações
A plataforma vibratória é um equipamento seguro, no entanto, não deve ser utilizada por gestantes e nem por pessoas que estejam sofrendo com problemas como hérnias agudas, enxaquecas graves, doenças neurológicas, trombose, complicações cardiovasculares, dentre outros.
Pessoas que passaram por cirurgias recentemente também não devem utilizar o equipamento.
O ideal é, antes de fazer qualquer tipo de atividade física, consultar o médico para receber orientações.
Quais exercícios são bons para emagrecer?
Como vimos, apesar dos fabricantes dizerem que a plataforma vibratória emagrece, esse equipamento não provoca tanta perda de peso assim. Mas se mesmo assim você deseja utilizar o equipamento para emagrecer, eu recomendo que você adote também outros exercícios.
Aqui no blog existem diversos artigos que apresentam vários exercícios emagrecedores que podem te ajudar a perder peso mais rápido e de maneira totalmente saudável. Recomendo que você dê uma boa olhada nesses artigos, e siga as dicas valiosas que eu coloquei neles.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!