Dieta Cetogênica: como fazer para emagrecer rápido

A Dieta Cetogênica é utilizada desde a década de 20 para o tratamento de crianças e adolescentes com epilepsia refratária. Essa dieta consiste em manter uma alimentação rica em gorduras, moderada em proteínas e baixo teor de carboidratos.

O objetivo é levar o corpo a entrar em cetose. Quando o corpo entra em cetose, ele passa a utilizar os corpos cetônicos como fonte de energia, o que leva à estabilidade cerebral e à diminuição das crises epilépticas.

No caso de quem deseja perder peso rápido, a Dieta Cetogênica promove uma grande queima de gordura. Isso acontece porque a alimentação com restrição de carboidratos leva à diminuição da quantidade de glicose no sangue, então o organismo é obrigado a queimar gordura para conseguir energia, o que acaba provocando o emagrecimento rápido.

Como emagrecer rápido com a Dieta Cetogênica

Para fazer a Dieta Cetogênica é preciso parar de comer alimentos que possuem grandes concentrações de carboidratos. Ao invés de consumir carboidratos, a recomendação é consumir alimentos ricos em gorduras e proteínas.

A boa notícia é que não há restrição quanto à quantidade de alimento, por isso, essa dieta não é muito difícil de seguir, já que você não precisa passar fome, basta restringir o consumo de alimentos que possuem muito carboidrato – mas tome cuidado, porque exageros podem sim influenciar negativamente nos resultados.

Para fazer a Dieta Cetogênica para emagrecer o recomendado é manter uma alimentação que contenha:

  • 60 a 75% de calorias originadas de gorduras;
  • 20%, no máximo, de calorias provenientes de proteínas;
  • 15%, no máximo, de carboidratos, porém, os carboidratos devem ser de baixo índice glicêmico, justamente para evitar a elevação dos níveis de glicose no sangue.

Cardápio da Dieta Cetogênica

Não existe um cardápio pré-definido, isso porque o metabolismo de cada pessoa funciona de maneira diferente. O cardápio pode variar também de acordo com o objetivo de cada pessoa.

Se você deseja fazer a Dieta Cetogênica para emagrecer, o recomendado é procurar um médico ou nutricionista. Esses profissionais farão uma avaliação, e prescreverão um cardápio adaptado às suas necessidades e objetivos.

Dieta Cetogênica e exercícios físicos

Como sabemos, os exercícios físicos são essenciais para quem deseja emagrecer rápido, afinal, além de promoverem bem-estar e saúde, eles ajudam a evitar a flacidez.

Mas para quem segue a Dieta Cetogênica, pode ser difícil fazer exercícios físicos regularmente, principalmente aqueles exercícios que exigem mais do corpo.

Isso acontece porque essa dieta restringe o consumo de carboidratos, que são a nossa principal fonte de energia. A restrição no consumo de carboidratos leva a uma diminuição do principal combustível para os músculos: a glicose. Fazer exercícios quando os níveis de glicose no sangue estão muito baixos pode resultar em grande fraqueza e até mesmo desmaios.

Mas de jeito nenhum você precisa parar de fazer exercícios físicos. Existe uma variação da Dieta Cetogênica que possibilita a prática segura de atividades físicas. Essa variação é chamada de Dieta Cetogênica Cíclica.

Dieta Cetogênica Cíclica

Essa dieta consiste em manter o corpo em cetose durante toda a semana. No final de semana, você deve consumir alimentos que contenham carboidratos de baixo índice glicêmico. Esses carboidratos são armazenados no corpo, e proporcionam a energia que você precisa para praticar exercícios físicos durante a semana.

Essa variação da Dieta Cetogênica não proporciona energia para você fazer atividades físicas de alto impacto, como musculação e corrida, por exemplo. No entanto, ela proporciona energia para fazer atividades leves, como caminhadas curtas.

Como saber que o meu corpo entrou em cetose?

Para saber se a dieta realmente está levando o seu corpo a entrar em cetose, você pode comprar um medidor de níveis de cetose. Eles são vendidos em farmácias e até mesmo em lojas virtuais.

Existem duas versões desse aparelho:

  • Urina: para medir a cetose você só precisa urinar numa placa fina feita de plástico. O material da ponta da plaquinha muda de cor quando reage aos corpos cetônicos. De acordo com a cor que ele ficar, é possível saber em qual nível de cetose o seu corpo está.
  • Sangue: é considerado mais preciso. Você utiliza um lancetador para retirar uma pequena amostra de sangue, depois é só colocar a amostra no aparelho que ele medirá o nível de cetose. O resultado aparecerá no visor.

Observações importantes sobre a Dieta Cetogênica

A Dieta Cetogênica, assim como a Dieta da Proteína, é bastante restritiva e rígida. No que diz respeito à perda de peso, ela realmente traz ótimos resultados, no entanto, deve ser feita sob orientação de um médico ou nutricionista.

Essa dieta não pode ser seguida por longos períodos de tempo, pois a falta de carboidratos pode provocar sérios prejuízos à saúde.

Nem todo mundo pode fazer a Dieta Cetogênica, veja abaixo para quais grupos de pessoas ela é contraindicada:

  • Pessoas com mais de 65 anos;
  • Pessoas com doenças cardiovasculares ou cerebrovasculares;
  • Pessoas que sofrem com insuficiência hepática ou renal;
  • Pessoas que estão fazendo tratamento com cortisona.

DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.

Vídeo Aula Grátis: Como Eliminar de 5 a 10 KG em 3 semanas.

Eu quero!
Top Secret

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!