Treinamento funcional emagrece e deixa o corpo mais definido
O treinamento funcional emagrece e define o corpo, portanto, é uma ótima opção para aquelas pessoas que já estão cansadas de ficar horas e horas fazendo exercícios chatos.
Mas como funciona esse tipo de treinamento emagrecedor?
No artigo abaixo eu vou explicar como funciona o treinamento funcional, e como ele pode te ajudar a perder peso de forma mais saudável e divertida.
O treinamento funcional emagrece e define os músculos
O treinamento funcional emagrece porque movimenta vários grupos musculares em um mesmo exercício, o que leva ao aumento da frequência cardíaca, resultando em uma otimização da queima de gordura e em perda de peso.
Por causa de suas características especiais, o treinamento funcional tem conquistado cada vez mais adeptos.
Normalmente quem adere a essa nova moda está em busca de uma atividade física que seja mais dinâmica, interativa, divertida e realmente eficaz.
Os exercícios convencionais muitas vezes não atendem às expectativas das pessoas, principalmente daqueles que desejam resultados mais rápidos e duradouros.
Assim, o treinamento funcional surgiu como uma alternativa muito interessante capaz de oferecer resultados sem monotonia e enrolação.
No que diz respeito à perda de peso, o treinamento funcional emagrece mais que algumas atividades consagradas, como correr, por exemplo. Em uma hora de treino é possível perder até 800 calorias, e isso de forma totalmente dinâmica e descontraída.
O que é e como funciona o treinamento funcional
O treinamento funcional é bastante diferente dos exercícios convencionais, isso porque ele faz com que a pessoa movimente os seus músculos e articulações de maneira global.
Essa característica do treinamento funcional proporciona mais equilíbrio, força, agilidade, flexibilidade, resistência e aptidão cardiorrespiratória.
Os treinos são sempre diferentes, e não são praticados exercícios localizados, mas sim padrões de movimentos, como correr, girar, empurrar, puxar, agachar, arremessar, levantar etc.
Nesse método de treinamento o peso do corpo do próprio praticante é o principal equipamento, contudo, durante as aulas alguns acessórios podem ser utilizados, de maneira a otimizar os treinos. Portanto, é comum o uso de bolas, elásticos, pranchas, halteres, cordas e barras, dentre outros.
Outros benefícios do treinamento funcional
O treinamento funcional emagrece, mas não é só isso que ele é capaz de fazer por você.
Com o treinamento funcional você conseguirá aumentar a sua massa magra, melhorar o tônus muscular, a postura e a coordenação motora.
Quem pode praticar o treinamento funcional
O treinamento funcional pode ser feito por quem deseja perder peso, melhorar a flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória, e ganhar mais força muscular. Ele não trabalha músculos isoladamente, e pode ser feito até mesmo por pessoas sedentárias.
Mas para praticar os exercícios do treinamento funcional é preciso primeiro fazer uma avaliação da memória motora.
Mas o que é isso?
Memória motora quer dizer tudo o que todas as atividades físicas que a pessoa praticou durante toda a vida deixou para ela. É uma espécie de herança deixada pelos exercícios que foram praticados durante a vida inteira.
Mas por que é importante avaliar essa memória motora?
É importante fazer essa avaliação para verificar se a pessoa tem acervo motor que facilitará o aprendizado dos movimentos do treinamento funcional. Caso ela não tenha muito acervo motor, é preciso começar com outro tipo de atividade física, para só depois iniciar a prática do treinamento funcional.
A prática do treinamento funcional deve ser sempre acompanhada por um educador físico capacitado. O educador físico é o profissional capaz de avaliar a memória motora, e propor os exercícios adaptados à realizada física do praticante.
Além de procurar um educador físico, é importante também fazer uma avaliação médica, para que você conheça os seus limites físicos, e evite complicações futuras.
Dicas complementares
O treinamento funcional emagrece, portanto, pode ser um grande aliado de quem deseja perder peso de forma saudável. No entanto, além de treinar, é importante cuidar da alimentação.
Evite consumir alimentos industrializados, e dê preferência aos alimentos frescos e integrais. Não se exercite em jejum, e não caia na tentação de abandonar tudo e voltar ao sedentarismo.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!