Gengibre emagrece? Saiba tudo sobre essa raiz emagrecedora
O gengibre é uma planta nativa da Ásia, é utilizada largamente tanto na culinária quanto na medicina. Quanto as suas capacidades emagrecedoras, saiba que o gengibre emagrece mesmo.
Leia o artigo abaixo e saiba por que ele ajuda a perder peso, como utilizá-lo e quais cuidados você deve ter ao utilizar o gengibre para emagrecer.
O gengibre emagrece!
O processo digestivo, assim como todas as outras atividades do corpo, consome energia. Essa informação é muito importante para quem deseja perder peso, pois o processo digestivo pode ser utilizado para aumentar o gasto calórico.
A questão então é: como aumentar o gasto calórico durante a digestão?
Os alimentos termogênicos ajudam a aumentar consideravelmente o gasto calórico durante a digestão. Além disso, eles favorecem o aumento do metabolismo, promovendo ainda mais consumo de calorias.
O gengibre é um alimento termogênico muito poderoso, ele é capaz de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, promovendo maior queima de gordura e, consequentemente, perda de peso.
Para você ter uma ideia, o gengibre é tão poderoso que pode aumentar o consumo calórico em mais de 10%. Mas é claro que para alcançar resultados realmente interessantes você precisa seguir uma dieta saudável e praticar exercícios físicos com regularidade. Não pense que o gengibre sozinho fará todo o trabalho.
Além dos efeitos termogênicos, o gengibre também ajuda a queimar toxinas, pois é capaz de estimular as enzimas do fígado, assim elas trabalham melhor e eliminam as toxinas, promovendo mais rapidamente a sensação de saciedade, evitando que você coma demais.
O gengibre ajuda a combater a celulite
Sabe aquelas marquinhas que você odeia? Pois é, o gengibre pode ser um grande aliado para acabar com elas.
A ação anti-inflamatória do gengibre ajuda a acabar com a celulite, deixando a sua pele mais lisa. Para colher os benefícios, faça um suco com uma medida de água, couve, capim cidreira e um pedaço de 3 cm de gengibre. Tome um copo por dia e em pouco tempo você verá os benefícios.
Outros benefícios do gengibre para a saúde
O gengibre é excelente para acabar com aquela gripe chata, já que tem ação anti-inflamatória.
Ele ajuda também a diminuir os gases provocados por alimentos como o feijão, por exemplo. Também ajuda a diminuir o enjoo, e pode ser utilizado por grávidas no início da gestação.
Como utilizar o gengibre
Você pode consumir o gengibre cru (ralado ou pequenas lascas), pode fazer chás, sucos e farinha. Além disso, ele é vendido em conserva, e sob a forma de óleo e balas.
Veja abaixo algumas receitas que você pode preparar hoje mesmo.
Farinha de gengibre
A farinha de gengibre é bem fácil de encontrar, mas se você quiser pode fazer em casa.
Como preparar: basta cortar pequenos pedaços de gengibre e deixar secar na sombra durante 7 dias. Depois bata no liquidificador até virar pó.
Para consumir, coloque a farinha em sucos ou outros alimentos, como saladas. Não consuma mais do que 1 colher de sopa por dia. Essa farinha tem validade de até 6 meses, desde que conservada em um recipiente fechado.
Chá de gengibre para emagrecer
O chá de gengibre é ótimo para quem quer perder peso de maneira saudável. Veja abaixo como preparar:
Ingredientes
- ½ litro de água
- 2 colheres de sopa de gengibre ralado ou farinha de gengibre
- ½ limão com casca
Modo de preparo
Coloque a água em um recipiente e leve ao fogo e deixe aquecer (não deixe ferver), acrescente o gengibre, retire do fogo e deixe por 5 minutos. Depois coloque o limão e bata tudo no liquidificador. Depois é só colocar gelo a gosto e beber em seguida.
Não guarde esse chá, pois o limão deixa um gosto amargo, por isso é importante consumir logo após o preparo. Tome esse chá apenas 1 vez por dia.
Cuidados ao utilizar o gengibre para emagrecer
O consumo de gengibre é bastante seguro, não oferecendo riscos para a maioria das pessoas. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar essa planta.
O consumo de gengibre não é indicado para gestantes que estejam perto da data do parto, pois ele pode aumentar os riscos de hemorragia. Também não é indicado para lactantes.
Como o gengibre é um alimento termogênico, seu consumo não é indicado para pessoas que têm hipertireoidismo, pois ele aumenta o metabolismo, e o metabolismo de quem tem hipertireoidismo já é muito acelerado.
Pessoas com doenças cardiovasculares também não devem fazer uso do gengibre, pois os termogênicos podem aumentar a pressão arterial, provocar hipoglicemia, nervosismo, taquicardia e insônia. O mesmo vale para quem tem enxaqueca, úlceras e alergias.
Pessoas com distúrbios hemorrágicos também não devem consumir o gengibre, pois ele pode favorecer hemorragias.
Considerações finais
O gengibre é uma planta com várias propriedades benéficas para a saúde. Quando o assunto é perder peso, ele pode ser um grande aliado, pois é um alimento termogênico que ajuda o organismo a trabalhar de maneira mais eficiente, resultando em maior consumo calórico.
O gengibre emagrece, mas você precisa ter em mente que para alcançar resultados duradouros e realmente expressivos, é importante ter sempre uma dieta balanceada e se exercitar diariamente.
DICA EXTRA: Muitas pessoas estão perguntando qual é o programa de emagrecimento mais recomendado para emagrecer rápido e sem passar fome, o programa recomendado atualmente é ESTE AQUI.
Seja o primeiro a comentar!